Blog do Pr. Afrânio

O PASTOR "BOLA DE FOGO"

Armas Espirituais…

OS CRISTÃOS SÃO ARMIPOTENTES, POIS DEUS DEU SEGREDOS E TÁTICAS QUE PODEM SER USADOS NÃO SÓ EM MOMENTOS DE DIFICULDADES, MAS PARA SEREM USADOS DIARIAMENTE.

TODO DISCÍPULO IRÁ APRENDER LIÇÕES DE SEU MESTRE, NO CASO DO CRISTÃO NÃO SERÁ DIFERENTE, NO ENTANTO PRECISA HAVER INTERESSE, VONTADE, BUSCA E MUITAS VEZES LUTAS. O MESTRE É O ESPIRITO DE DEUS QUE HABITA NO CRENTE, E ELE USARÁ MUITOS MÉTODOS PARA APERFEIÇOAR SEUS FILHOS. VEREMOS ALGUNS SEGREDOS ESPIRITUAIS QUE ESTÃO A DISPOSIÇÃO DO CRISTÃO:

1) A SANTIFICAÇÃO.

2) PERÍODOS DE CONSAGRAÇÃO.

3) O NOME DE JESUS.

ARMAS: 4) O SANGUE DE JESUS.

5) OS ANJOS.

6) A UNÇÃO COM ÓLEO.

7) A UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.

1) A SANTIFICAÇÃO.

SANTIFIFICAR = TORNAR SANTO, SAGRAR, CONDUZIR PELO CAMINHO DA BEM AVENTURANÇA, ELEVAR-SE OU MORALIZAR-SE PELA PRÁTICA RÍGIDA CRISTÃ, SEPARAR-SE.

LEVÍTICO 11:44-45.

A SANTIFICAÇÃO É UM DEVER DO DISCÍPULO, NESTE PEQUENO ESTUDO VEREMOS A PARTE PRÁTICA DO ASSUNTO, NÃO A TEOLÓGICA. A SANTIFICAÇÃO LHE FAZ ANDAR CONFIANTE E LHE MANTÉM NA PRESENÇA DO SENHOR – (GÊNESIS 3:8-10).

DEUS NÃO PODE TER COMUNHÃO COM O HOMEM PECADOR, POR ISSO A NECESIDADE DA SANTIFICAÇÃO, QUE SIGNIFICA EM RESUMO SEPARAÇÃO (DO PECADO) PARA DEUS. O HOMEM NUNCA DEIXARÁ DE SER PECADOR, DEVIDO SUA NATUREZA, MAS PODE BUSCAR SE SANTIFICAR PARA BUSCAR A FACE DE DEUS, O HOMEM TEM QUE SER PURIFICADO, OU MORRERÁ, POIS O PECADO NOS AFASTA DE DEUS, E DESTA FORMA ELE NÃO NOS OUVE – (ISAÍAS 6:1-7 – 59:2-3).

A FORMA DE CONSEGUIR A SANTIFICAÇÃO É BUSCANDO O ESPÍRITO SANTO, POIS A SANTIFICAÇÃO VEM DELE (2 TESSALONICENSES 2:13).

PARA VOCE PROSSEGUIR NA SUA ELEIÇÃO É NECESSIDADE DE SANTIFICAÇÃO, OU SEJA, PARA VOCE CRESCER ESPIRITUALMENTE É NECESSÁRIO SE SANTIFICAR, POIS DEUS LHE CHAMOU PARA ISTO – (1 PEDRO 1:3-11 – 1:13-16).

2) PERÍODOS DE CONSAGRAÇÃO.

CONSAGRAR = TORNAR SAGRADO, DEDICAR OU OFERECER A DEUS POR CULTO OU VOTO.

ATOS 1:14 – NEEMIAS 1:4.

PERÍODOS DE CONSAGRAÇÃO SÃO FORMAS DE BUSCAR MAIS DO PODER DE DEUS, E PODEM SER COM ORAÇÕES, JEJUNS, ADORAÇÕES E LOUVORES. PODE-SE FAZER CONTINUAMENTE, OU SEJA, TODOS OS DIAS, OU EM DIAS ALTERNADOS, SEMANALMENTE, MENSALMENTE, ETC. VÁRIOS SÃO OS NOMES USADOS PELAS IGREJAS COMO FORMA DE PERÍODOS DE CONSAGRAÇÃO, EXEMPLOS: CAMPANHAS, CORRENTES, NOVENAS, HUMILHAÇÃO E JEJUM, SÉRIES DE ORAÇÕES, CRUZADAS DE MILAGRES, CONFERÊNCIAS, ETC.

DEVEMOS TER MOMENTOS DE CONSAGRAÇÃO NO INTUÍTO DE BUSCAR A UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, EM MOMENTOS DE DIFICULDADES OU NÃO – (2 CRÔNICAS 20:3-4 – ISAÍAS 37:1-3) – (ESTER 4:16 – MT4:2).

DEVEMOS TER MOMENTOS DE CONSAGRAÇÃO QUANDO FALTA PODER E UNÇÃO NA IGREJA – (1 CORÍNTIOS 2:4-5 ).

ATRAVÉS DA CONSAGRAÇÃO AO SENHOR A IGREJA SE REVESTE DO PODER DO ESPÍRITO SANTO E A SUA UNÇÃO SE MANIFESTA – (1 CORÍNTIOS 12:8-10 – EFÉSIOS 5:18-19 – 1 CORÍNTIOS 14:14-15 – ATOS 10:38).

3) O NOME DE JESUS.

AUTORIDADE = DIREITO OU PODER DE SE FAZER OBEDECER, DE DAR ORDENS, DE TOMAR DECISÕES, DE AGIR, ETC, AQUELE QUE TEM TAL DIREITO OU PODER, DOMÍNIO, PRESTÍGIO, INFLUÊNCIA, CRÉDITO, INDIVÍDUO DE COMPETÊNCIA INDISCUTÍVEL.

FILIPENSES 2:8-11.

ESSE NOME É NOSSO E PODEMOS USÁ-LO NAQUILO QUE JESUS MESMO NOS COMISSIONOU. LUTANDO CONTRA SATANÁS, LANÇAMOS MÃO DO NOME DE JESUS, COMO SE ELE MESMO ESTIVESSE AQUI. ELE NOS DELEGOU ESSA AUTORIDADE (MARCOS 16:17 – LUCAS 9:1 – 10:19).

O NOME DE JESUS É A CHAVE QUE NOS ABRE OS TESOUROS DOS CÉUS E TRANCA OS PODERES DO INFERNO.

QUANDO VAMOS AO PAI, EM ORAÇÃO, SABEMOS QUE AS PETIÇÕES NOS SÃO GARANTIDAS POR CAUSA D’ELE E QUANDO VAMOS CONTRA SATANÁS E SUAS HOSTES, SABEMOS QUE RECUARÃO POR CAUSA DO NOME DE JESUS, QUE É UMA ARMA PODEROSA CONTRA TODAS AS FORÇAS DO INFERNO.

O PODER ESTÁ NA ARMA. PRECISAMOS SABER USÁ-LA.

O NOME DE JESUS É ARMA SEM IGUAL E ELA NOS PERTENCE. TEMOS O PODER DE PROCURAÇÃO, OUTORGADO POR CRISTO MESMO, PARA AGIR NA TERRA EM SEU NOME. ISSO QUER DIZER QUE ELE NOS AUTORIZA A USAR SEU NOME NO CUMPRIMENTO DA MISSÃO QUE POR ELE NOS FOI CONFIADA.

ISAÍAS 9:5-7 – APOCALIPSE 1:17-18 – MATEUS 16:19.

E ESSAS CHAVES SÃO O SEU NOME, EM QUEM ESTÃO ESCONDIDOS TODO O PODER, AUTORIDADE E FORÇA. ESTAMOS DESTINADOS À VITÓRIA. ALELUIA!

É EM NOME DE JESUS QUE EXPULSAMOS DEMÔNIOS, PEGAMOS EM SERPENTES, SOMOS LIBERTOS DOS ATAQUES DOS INIMIGOS, FALAMOS EM NOVAS LÍNGUAS E IMPOMOS AS MÃOS SOBRE OS ENFERMOS PARA QUE SEJAM CURADOS.

COLOSSENSES 3:17 – O NOME DE JESUS DEVE SER A FORÇA MOTORA DE TODAS AS NOSSAS AÇÕES.

O GRAU DE AUTORIDADE DEMOSTRADO EM NOSSA VIDA SERÁ DETERMINADO PELO GRAU DE NOSSA VITÓRIA PESSOAL. QUANTO MAIS USAMOS O NOME DE JESUS E VEMOS OS EFEITOS QUE ISSO PRODUZ, TANTO MAIS SE DESENVOLVE A NOSSA FÉ PARA FAZÊ-LO. COMO EM TODAS AS ÁREAS DA NOSSA VIDA CRISTÃ, HÁ UM CRESCIMENTO NA CONSCIÊNCIA DO QUE O NOME DE JESUS REPRESENTA.

PARA EMPREGARMOS O NOME DE JESUS COM AUTORIDADE, DEVEMOS TER COMUNHÃO COM ELE, EM OBEDIÊNCIA À SUA PALAVRA E SANTIDADE DE VIDA (1 JOÃO 2:6)

O Nome de Jesus está acima de todos os nomes.

O Nome de Jesus é maior do que todos os nomes.

O Nome de Jesus tem autoridade no céu, na terra e debaixo da terra.

O Nome de Jesus tem toda autoridade no trono de Deus.

O Nome de Jesus me dá autoridade sobre os demônios do inferno.

O Nome de Jesus me pertence hoje, na terra. (Mt 18: 19, 20).

Jesus está aqui.

Ele está aqui para garantir que minha oração é ouvida e respondida.

Está aqui para honrar o que digo. (Jo 14:14).

Seu Nome tem autoridade.

Ele me autorizou a usar este Nome contra os meus inimigos – a totalidade do inferno, todos os demônios, a doença e a enfermidade, e o pecado também – a opressão e a depressão.

Logo, em Nome de Jesus, estou livre.

Porque Jesus me libertou.

E tudo quanto Ele fez, e a totalidade do Seu poder, e toda a Sua autoridade, e o poder de todas as Suas conquistas, estão investidos no Nome.

E este Nome me pertence!

Sou mais que vencedor por meio dAquele que me amou e Se deu por mim.

Portanto, tomo o Nome e ando vitoriosamente.

4) O SANGUE DE JESUS.

APOCALIPSE 12: 7-11.

O SANGUE DE JESUS É O SANGUE DA NOVA ALIANÇA, PELA QUAL NOS UNIMOS A DEUS.

– NELE HÁ VIDA ETERNA, UNIÃO COM O PAI, RESSURREIÇÃO, ALIMENTO (JO 6:53-57).

– POR ELE SOMOS JUSTIFICADOS (RO 5:9).

– POR ELE TEMOS A REDENÇÃO E REMISSÃO DOS PECADOS (EF 1:7 – CL 1:14).

– POR MEIO DELE NOS APROXIMAMOS DE DEUS (EF 2:13).

– ELE É O PREÇO PAGO PARA QUE SEJAMOS TOTALMENTE DO SENHOR (AT 20:28 – 1 PE 1:18, 19).

– É INSTRUMENTO DA NOSSA SANTIFICAÇÃO (HB 13:12).

– E INSTRUMENTO DA LIBERTAÇÃO DO PECADO (AP 1: 5, 6).

HEBREUS 9.

NÓS ESTAMOS SOB A COBERTURA DO SANGUE.

OS EFEITOS QUE O SANGUE DE JESUS, DERRAMADO PELO SEU SACRIFÍCIO NA CRUZ, TÊM SOBRE NÓS, QUANDO NOS ARREPENDEMOS DOS NOSSOS PECADOS E NOS VOLTAMOS PARA DEUS, RECEBENDO A JESUS COMO NOSSO ÚNICO SENHOR E SALVADOR, SÃO OS SEGUINTES:

– POR ELE JESUS NOS OBTEVE ETERNA REDENÇÃO (V. 12).

– GARANTE A POSSE DAS PROMESSAS NO TEMPO PRESENTE (V. 15)

– PÕE EM VIGOR ATUAL O TESTAMENTO (V. 17).

– JESUS ESTÁ DIANTE DA FACE DE DEUS, POR NÓS (V. 24).

– ANIQUILA O PECADO DE UMA VEZ POR TODAS, SANTIFICA, PURIFICA, NOSSA CONSCIÊNCIA DE OBRAS MORTAS, ENFIM, GARANTE-NOS UMA COMPLETA REDENÇÃO. O SANGUE DE JESUS, PORTANTO, NÃO APENAS NOS PURIFICA DE TODO O PECADO (1 JO 1:7), MAS É A BASE DA NOSSA VITÓRIA DIÁRIA E SERÁ MOTIVO DO NOSSO CÂNTICO DE VITÓRIA NO CÉU (AP 7:9-14).

O MODO DE USARMOS O SANGUE DE JESUS COMO ARMA ESPIRITUAL, É TESTEMUNHADO COM NOSSA BOCA O QUE ELE REPRESENTA. EM ASSIM FAZENDO, DEIXAMOS QUE SATANÁS SAIBA QUE SABEMOS O QUE SOMOS E TEMOS EM CRISTO JESUS, E QUE SABEMOS APLICAR OS BENEFÍCIOS DO SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS ÀS NOSSAS NECESSIDADES. ISSO FAZ COM QUE ELE FUJA DE NÓS. SATANÁS TEM MEDO, HORROR DO SANGUE DE JESUS, POIS SEU SANGUE DERRAMADO NÃO SOMENTE É A BASE DA NOSSA VITÓRIA, COMO TAMBÉM A BASE DA DERROTA DE SATANÁS.

O SANGUE DE JESUS É O FUNDAMENTO, A BASE, DE TODA AUTORIDADE HUMANA SOBRE O INIMIGO. PORTANTO, DEVEMOS SER AGRESSIVOS E OUSADOS NO USO DO CONHECIMENTO DESSA VERDADE. DEVEMOS RESISTIR A SATANÁS COM A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS. DEVEMOS TESTIFICAR A ELE O QUE O SANGUE REPRESENTA PARA NÓS. DEVEMOS APRENDER A ADESTRAR AS MÃOS PARA A PELEJA (SL 18:34), E MANEJAR A VERDADE DIVINA EM COMBATE (DN 11:32).

O Poder do Sangue de Jesus

A Igreja necessita aprender a usar o grande recurso que o Senhor lhe concedeu para desfrutar de plena proteção, vida espiritual e comunhão com Deus: o sangue de Jesus. O sangue de Jesus não pode continuar a ser apenas uma doutrina objeto da fé. A Igreja precisa aprender a viver essa doutrina e a beneficiar-se de todo o poder que há no sangue do Cordeiro, recebendo, assim, todas as bênçãos que o Senhor concedeu ao seu povo mediante o poder desse sangue.

Convém lembrar, a princípio, que a Bíblia nos ensina que, para receber, é necessário pedir: “pedi e dar-se-vos-á” (Luc. 11:9, 10). As bênçãos que o Senhor deseja conceder à Sua Igreja devem ser pedidas em oração para que o Senhor as conceda. Ao pedir, exercemos a fé pela qual nos apropriamos das promessas do Senhor contidas nas Escrituras (Heb. 11:1, 6).

Da mesma forma que o Senhor Jesus nos ensinou a pedir o Espírito Santo (Luc.11: 13), devemos pedir as bênçãos conquistadas para Sua Igreja pelo Senhor Jesus ao morrer pela Sua redenção, ou seja, ao derramar seu precioso sangue no Calvário.

Em geral, a Igreja sabe apenas que o Senhor Jesus derramou o seu sangue para Sua “salvação” ou “redenção”. No entanto, convém assinalar que “salvação” compreende não apenas o novo nascimento, mas uma vida de santificação. As Escrituras exortam os crentes a operarem sua salvação “com temor e tremor”.

A Palavra de Deus também nos mostra que o sangue de Jesus foi derramado para que a Igreja desfrutasse das seguintes bênçãos – que estão incluídas na salvação:

1)Purificação dos pecados (I Jo 1:7). Assim como devemos confessar nossos pecados para sermos perdoados, devemos crer que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Assim, é removido um obstáculo à nossa comunhão com o Senhor.

2)Comunhão com o Senhor (Heb 10:19-22). A Palavra revela que os crentes entrar com ousadia no Santo dos Santos – em outras palavras, na presença do Senhor – pelo sangue do Cordeiro. Por isso os servos do Senhor devem clamar ao Senhor para que Ele remova obstáculos à comunhão de forma que não apenas seu espírito, mas também sua alma (mente, emoções) estejam em plena comunhão com o Senhor.

3)Vitória sobre o Adversário (AP 12:11). A Igreja vencerá o Adversário até o fim “pelo sangue do Cordeiro” e pela palavra de seu testemunho. A Igreja deve exercer a fé nessa promessa em momentos de luta e o Senhor manifestará o poder do sangue de Jesus na vida dos seus servos, concedendo a vitória de que necessita.

4)Proteção contra o inimigo (Ex 12:23). A vitória compreende essa proteção, à exemplo do que o povo de Israel conseguiu no Egito. O Destruidor não pôde penetrar as casas dos israelitas e destruir os primogênitos, pois ao ver o sangue ele foi obrigado a “passar por cima” dessas casas.

Por essa razão, quando rogamos em oração para o Senhor nos cobrir com o sangue de Jesus, somos protegidos contra ataques do Adversário em qualquer situação, inclusive no início de cada culto ou reunião. Dessa forma, não há manifestações de dons falsos em nosso meio.

5)Libertação de costumes, vícios e comportamento indevido (I Pe 1:18-19). A Palavra afirma que somos libertados da vã maneira que herdamos de nossos pais pelo sangue do Senhor Jesus. Assim, quando algum crente revela que ainda está preso a algum tipo de comportamento que não glorifica o Senhor, podemos orar baseando a nossa fé nessa Escritura que nos garante a vitória nessa luta por meio do sangue de Jesus.

6)O sangue de Jesus está estreitamente ligado à operação do Espírito Santo. A razão é simples: o Espírito Santo só pode operar baseado na Obra consumada pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário ao derramar seu precioso sangue; em outras palavras, ao dar a sua vida pelos nossos pecados. Em Levítico lemos que a vida está no sangue. Da mesma forma, a vida eterna está no sangue de Jesus. O Senhor nos disse que, se não bebêssemos o seu sangue não teríamos vida espiritual. E logo adiante explicou que as palavras que havia dito eram espírito e vida. Entendemos a lição: quando o Espírito Santo opera em nossas vidas Ele transmite a vida que há no sangue de Jesus, a vida eterna que o Senhor Jesus conquistou para nós ao derramar seu sangue pela nossa salvação.

Assim como o sangue de Jesus circulava no corpo físico do Senhor Jesus dando vida a cada célula, o Espírito Santo hoje opera na Igreja, visitando cada membro do Corpo, transmitindo a vida eterna a cada um de nós, aplicando a Palavra de Deus aos nossos corações.

Quando nós oramos para o Senhor nos conceder uma determinada bênção (dentre as acima referidas) com base no poder que há no sangue de Jesus, o Senhor envia o Espírito Santo, que opera a bênção de que carecemos baseado no sangue derramado, com base na Obra consumada pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário.

O sangue de Jesus foi derramado uma só vez na cruz do Calvário, mas é aspergido continuamente sobre os servos de Deus, que são “eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo” (I Pe 1:2).

Aleluia!

5) OS ANJOS

ANJOS = SER ESPIRITUAL QUE EXERCE O OFÍCIO DE MENSAGEIRO DE DEUS.

HEBREUS 1:14.

A PALAVRA ANJO SIGNIFICA MENSAGEIRO OU REPRESENTANTE.

OS ANJOS SÃO SERES PESSOAIS QUE ASSISTEM DIANTE DE DEUS, E O LOUVAM CONSTANTEMENTE. SÃO DOTADOS DE LIBERDADE MORAIS, EMPENHADOS NO SERVIÇO DE DEUS E OCUPADOS POR ELE PARA MINISTRAR O BEM ESTAR DOS HOMENS.

ASSIM “ANJO” É O NOME DE ENTES CELESTIAIS, MAIS ELEVADOS DO QUE O HOMEM EM DIGNIDADE (HB 2:7 – 2 PE 2:9-11).

NÃO SE PODE AFIRMAR QUANDO OS ANJOS FORAM CRIADOS, O QUE SE TEM DE CERTO É QUE FOI ANTES DO SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO (EX 20:11).

OS ANJOS NÃO ESTÃO SUJEITOS À MORTE COMO NÓS HOMENS, MAS VERIFICAMOS NA PALAVRA DE DEUS QUE AQUELES QUE USARAM DE SUA LIBERDADE PARA SE OPOREM A DEUS ESTÃO CONDENADOS A MORTE ETERNA, DO LAGO DE FOGO.

QUANTO A SUA ESTATURA, A BÍBLIA NÃO NOS FORNECE MAIORES DETALHES; MAS, NOS LEVA A ENTENDER QUE HÁ UMA CERTA CATEGORIA “MAIOR” QUE A ESTATURA HUMANA (SL 8:5) E OUTRA MENOR (AP 21:17).

INTRINSECAMENTE, ELES NÃO POSSUEM CORPOS FÍSICOS, CONQUANTO POSSAM ASSUMIR FORMAS FÍSICAS, QUANDO DEUS LHES PRESCREVE UMA MISSÃO ESPECIAL.

ALÉM DISSO, DEUS NÃO LHES CONCEDEU A CAPACIDADE DE SE REPRODUZIREM, PELO MENOS, NÃO COMO FOI DADA AO HOMEM, PORQUE ELES NÃO CASAM, NEM SE DÃO EM CASAMENTO (MC 12:25).

NO QUE TANGE A SEUS OFÍCIOS, AS ESCRITURAS APRESENTAM ASSIM:

a) ANJO (LC 2:9-15) – b) ARCANJO (JD 6) – c) QUERUBIM (GN 3:24) – d) SERAFIM (IS 6:2-6). SÃO SERES INDIVIDUAIS E, EMBORA ESPÍRITOS, EXPERIMENTAM EMOÇÕES, PRESTAM CULTOS AO SENHOR (SL 148:2), CONHECEM SUAS LIMITAÇÕES, NÃO SÃO ONISCIENTES (GN 19:12 – MT 24: 36).

É EVIDENTE QUE, NO MUNDO ANGELICAL, NESSE VASTO REINO DA LUZ E GLÓRIA, HÁ DIFERENTES CATEGORIAS E POSIÇÕES. DEUS DISTRIBUIU ENTRE ELES DOMÍNIO E PODERES, NOS LUGARES CELESTIAIS, QUE EXISTEM NESSE MUNDO INVISÍVEL (CL 1:16 – 1 PE 3:22).

SEUS NOMES NA BÍBLIA:

– GABRIEL – HOMEM DE DEUS / HERÓI DE DEUS – ANJO MENSAGEIRO, PORTA VOZ DA PARTE DE DEUS (DN 8:16 – LC 1:26).

– MIGUEL – QUEM É COMO DEUS? – ARCANJO GUERREIRO (DN 8:13 – 12:1).

OS LIVROS NÃO CANÔNICOS CITAM ESTES:

– URIEL – DEUS É LUZ.

– RAFAEL – CURADOR DIVINO.

– REMUEL OU HANAEL (HANANEEL) – DEUS FAVORECEU.

OS ANJOS SÃO OS DISTRIBUIDORES E ADMINISTRADORES DA BENEFICÊNCIA DIVINA COM RELAÇÃO A NÓS. ELES DÃO ATENÇÃO AS NOSSAS SEGURANÇAS, ENCARREGAM-SE DA NOSSA DEFESA, DIRIGEM NOSSOS CAMINHOS E EXERCEM UMA SOLICITUDE CONSTANTE NO SENTIDO DE QUE NENHUM MAL NOS ATINJA.

ELES GUIAM, CONSOLAM E CUIDAM DO POVO DE DEUS, EM MEIO AO SOFRIMENTO E PERSEGUIÇÃO, BILLY GRAHAM DIZ EM UM TRECHO DE SEU LIVRO: “EM MEIO A CRISE MUNDIAL QUE ESTAMOS DESTINADOS A ATRAVESSAR NOS ANOS VINDOUROS, ESSE TEMA, SOBRE OS ANJOS, SERÁ DE GRANDE CONFORTO E INSPIRAÇÃO PARA OS QUE CRÊEM EM DEUS – É UM DESAFIO AOS INCRÉDULOS PARA QUE ACREDITEM”.

NÃO DEVEMOS DAR ORDENS DIRETAS AOS ANJOS, DEVEMOS PEDIR A DEUS QUE ORDENE (SL 91:10). SE UM ANJO NOS FALAR DIRETAMENTE, DEVEMOS PEDIR TESTIFICAÇÃO (JZ 6:17, 18).

O MINISTÉRIO DOS ANJOS QUANTO À NOSSA SEGURANÇA E BEM ESTAR, PARECE QUE COMEÇA LOGO NA INFÂNCIA E CONTINUA A VIDA TODA (ANJO DA GUARDA OU ANJO GUARDIÃO). OS ANJOS NOS OBSERVAM (1 CO 4:9); UM FATO QUE DEVE INFLUENCIAR NOSSA CONDUTA (NM 22:34). ELES RECEBEM OS ESPÍRITOS DOS CRISTÃOS QUANDO PARTEM DESTA VIDA PARA A ETERNIDADE (LC 16:22).

OS ANJOS DE DEUS

ANJO DA GUARDA

“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” (Sl 34:7). “Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos…” (Mt 18:10) “Eles então diziam: É o seu anjo” (AT 12:15).

Embora existam outros, acredito que os textos acima já dão para explanarmos o que quero lhes transmitir. Acredito piamente que cada servo de Deus, temente ao Senhor é protegido por um guardião celeste designado para o livrar de todos os males. Foi o caso de Pedro que se encontrava preso por Herodes.

Estava acorrentado a dois soltados, quatro escoltas de quatro soldados cada e uma grande porta de ferro prendiam Pedro, mas quando Deus tem propósito nada pode impedi-lo. A Igreja orava, clamava e intercedia pelo seu amado líder e Deus que ouve tudo ouviu as suplicas. Nessa hora o Senhor deu ordem ao anjo que guardava Pedro (Sl 91:11) e o milagre ocorreu. No meio da noite Pedro é acordado por um ser muito lindo, sem saber o que realmente estava ocorrendo ele se levanta já sem nada o prendendo. Os soldados todos nos seu postos, olhos bem abertos, mas que não conseguem ver Pedro e o anjo saindo. As portas das celas uma a uma foram se abrindo automaticamente, como em uma garagem moderna que se abre ao apertar de um botão. Quando Pedro se dá realmente conta do acontecido está no meio da rua e bem longe da cadeia. ALELUIA! Locomove-se até ao local que oravam por ele e bate à porta, persiste em bater e ninguém ouve, mas a garota Rode percebe o barulho e pergunta quem bate, de felicidade a menina volta gritando pela sala que Pedro esta a porta. Alguém diz que é o seu anjo, mas Rode afirma que é Pedro. Quando fizeram a confirmação e abriram a porta lá estava Pedro que entrando explicou como o anjo o libertará.

Glória Deus, como é bom sabermos que temos a proteção de Deus. Leia também o caso de Eliseu e seu moço, o texto encontra-se em II Reis capítulo 6 ai você ficará mais convicto da proteção do Senhor. ALELUIA!

AOS ANJOS – UM EXÉRCITO BEM ORGANIZADO

No exército brasileiro temos uma hierarquia formada com zelo e ordem. Do soldado até o Ministro das Forças Armadas vemos perfeita ordem. Cada um tem o seu papel e função bem definida e com rigor cada posto cumpri a sua função. Agora, se no exército terreno temos tamanha ordem imaginemos no celestial! Vejamos agora algumas dessas hierarquias reveladas na Bíblia:

ARCANJO

“Mas quando o arcanjo Miguel…” (Jd 9)

SERAFINS

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. Ao seu redor havia Serafim; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória”.(Is 6:1-3)

É uma ordem de anjos, somente mencionada na visão de Isaías. Os Serafim de seis asas estavam por cima do Senhor. Clamavam proclamando os atributos da santidade de Deus. Louvavam a santidade e a glória do Senhor dos exércitos com tanto vigor que as bases do limiar se moveram e o santo lugar se encheu de fumaça, enquanto desempenhavam o seu ministério de expiação. (Boyer)

Acredito que na hora que a Igreja se reuni para louvar a Deus os serafins se fazem presentes (I CO 11:10), não que outras classes de anjos deixem de estar presentes, mas louvor e serafins estão intimamente ligados.

QUERUBINS

Uma das categorias de anjos. Eles estavam ao oriente do jardim do Éden, Gn 3:24. Querubins foram feitos de ouro no propiciatório, Ex 25:18. As cortinas do Tabernáculo eram bordadas com figuras de querubins, Ex. 26:1. Senhor dos exércitos, entronizado entre os querubins, I Sm. 4:4, cavalgava em um querubim, II Sm. 22:11; Sl. 18:10. Foi feito dois querubins de madeira de oliveira, I Rs. 6:23. Eles estendiam as asas sobre o lugar da arca, I Rs. 8:7. Eles estavam ao lado (Ez. 10:13), e são querubins da glória (Hb. 9:5). (Boyer)

Suas características de inteligência, atitudes de servo, poder e natureza estão representados nos seus quatro rostos, nas faces: do homem, do boi, do leão e da águia. Tinham mãos para servir e quatro asas para mobilidade, moviam-se ao impulso das ordens de Deus (Leia: Ez. 1 e 10).

Parece que havia também querubins de duas asas, leiamos: “No oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um com dez côvados de altura. Uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra de cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até a extremidade da outra(I Rs. 6:23-24).

Apesar do texto ser insuficiente para provar que há querubins de duas asas, não deixar de ser uma evidência. É claro que pelo texto os querubins seriam bem pequenos e de madeira, o que não é verdade, mas temos que levar tudo em consideração.

No caso do profeta Ezequiel é vista criaturas exóticas com quatro rostos, quatro asas (Ez. 1 e 10) e não têm dúvidas ao declarar serem os querubins.

6) A UNÇÃO COM ÓLEO.

UNÇÃO (DIC. AURÉLIO) – ATO OU EFEITO DE UNGIR, UNTURA, UNTAR COM ÓLEO OU COM UNGUENTO, APLICAR ÓLEOS CONSAGRADOS.

UNÇÃO (DIC. BÍBLICO) – UNÇÃO VEM DO SUBSTANTIVO GREGO, “CHRISMA”; DAÍ VEM O VERBO CHRIO; E O ADJETIVO CHRISTÓS, QUE SIGNIFICA “UNGIDO”. NO HEBRAICO, O TERMO UNGIDO É MESSIAS, APLICADO A CRISTO. A UNÇÃO, NA BÍBLIA, PODE SER ENTENDIDA DE MODO ESPIRITUAL E LITERAL, COM A APLICAÇÃO DO AZEITE OU ÓLEO SOBRE ALGUÉM OU SOBRE ALGUM OBJETO.

UNÇÃO COM ÓLEO (DIC. BÍBLICO) – METÁFORA BÍBLICA QUE SIMBOLIZA O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO SOBRE ALGO OU ALGUÉM.

ÊXODO 30:22-25.

A UNÇÃO COM ÓLEO É O ATO DE DERRAMAR ÓLEO SOBRE ALGUÉM OU SOBRE ALGUM OBJETO, COM O SENTIDO DE TORNÁ-LO CONSAGRADO A DEUS, OU DE BUSCAR A CURA DIVINA SOBRE O ENFERMO.

COMPOSIÇÃO – ERA COMPOSTO DE “PRINCIPAIS ESPECIARIAS”: MIRRA, CANELA AROMÁTICA, CÁLAMO AROMÁTICO, CÁSSIA E AZEITE DE OLIVEIRAS.

TODO ÓLEO CONSAGRADO AO SENHOR É SANTO, SIMBOLIZA O ESPÍRITO SANTO, PORÉM SE A BÍBLIA ENSINA A RECEITA DO ÓLEO DA UNÇÃO, DEVEMOS FAZER COMO A BÍBLIA ENSINA. O ÓLEO DA SANTA UNÇÃO NÃO ERA FEITO COM QUALQUER TIPO DE ÓLEO (EX 30:26), MAS FABRICADO POR ORDEM DIVINA, CONTENDO OS INGREDIENTES SELECIONADOS PELO PRÓPRIO DEUS.

O PERFUMISTA OU QUALQUER OUTRA PESSOA FICAVA TERMINANTEMENTE PROIBIDO DE FABRICAR ESTA COMPOSIÇÃO QUE SE DESTINASSE A QUALQUER OUTRO USO QUE NÃO FOSSE PARA O SANTUÁRIO, SOB PENA DE PAGAR COM A VIDA A SUA DESOBEDIÊNCIA (EX 30:22-33).

ALGUMAS PASSAGENS DO N.T. RELATIVAS À UNÇÃO COM ÓLEO:

DISCÍPULOS (MC 6:13).

PRESBÍTEROS / ENFERMOS (TG 5:14).

SEPULTURA (MC 14:8 – LC 23:56).

HÓSPEDES (LC 7:38 – LC 7:46).

ALGUMAS PASSAGENS DO V.T. RELATIVAS À UNÇÃO COM ÓLEO:

OBJETOS (EX 30:26-29 – 40:9-11).

SACERDOTES (EX 30:30 – 29:7 – LV 8:12).

REIS (1 SM 10:1 – 1 SM 16:13 – 2 SM 2:4 – 11:7 – 1 RS 1:39 – 2 CR 23:11).

PROFETAS (1 RS 19:16).

Consagrando o Óleo da Unção

Em cada produção do Óleo da Unção (todos os tipos), devemos fazer uma oração sobre o óleo, e o consagrar ao SENHOR, e orar quebrando toda e qualquer contaminação maligna, e profetizar bênçãos para todas as pessoas que irão Ungir com estes Óleos, e também bênçãos de cura, prosperidade, proteção e aliança no SENHOR para todos os que receberão a Unção.

O Óleo Santo da Unção é para Uso do Reino de Deus.

O Óleo SAGRADO da UNÇÃO foi primeiramente fabricado em Ex. 30:22 a 33, com a fórmula que o SENHOR deu a Moisés, para Ungir a Tenda da Consagração, a Arca do Testemunho e todos os utensílios. Todas estas coisas foram consagradas para que se tornassem Santíssimas: Tudo o que tocar nelas será Santo. Também foram Ungidos Arão e seus filhos e consagrados como sacerdotes.

7) A UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.

UNÇÃO ESPIRITUAL (DIC. BÍBLICO) – É A CAPACIDADE DADA POR DEUS A ALGUMA PESSOA, CREDENCIANDO – A PARA CUMPRIR UMAS MISSÕES ESPECÍFICAS, ESPECIAIS DENTRO DOS PROPÓSITOS DIVINOS.

A UNÇÃO

MUITO SE OUVE FALAR SOBRE “UNÇÃO”, MAS O QUE É A UNÇÃO? NO A.T. A BÍBLIA RELATA “UNÇÃO” COMO UNGIR COM ÓLEO PARA SEPARAR PARA DEUS PESSOAS OU OBJETOS, SIMBOLIZANDO O DERRAMAR DO ESPÍRITO SANTO AONDE FOI UNGIDO COM O ÓLEO DA UNÇÃO, PORÉM NO N.T. A “UNÇÃO” É O DERRAMAR DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DOS CRENTES EM CRISTO JESUS. UM DOS EXEMPLOS DA UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO SE ENCONTRA EM (ATOS 2).

VEJAMOS ALGUMAS DEFINIÇÕES SOBRE A UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO:

1) UNÇÃO – É A CAPACIDADE SOBRENATURAL DADA POR DEUS PARA QUE POSSAMOS DESEMPENHAR ALGO (AT 1:8 – 2:1-4).

2) UNÇÃO – SÍMBOLO DA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO, QUE NOS GUARDA, NOS INSTRUI EM TODAS OS CAMINHOS QUE DEVEMOS ANDAR, PARA O APERFEIÇOAMENTO DO NOSSO PRÓPRIO MINISTÉRIO (JO 1:32, 33 – 1 JO 2:27).

3) UNÇÃO – TRAZ CONHECIMENTO, SABEDORIA, CAPACITAÇÃO SOBRENATURAL PARA A OBRA DE DEUS (ANUNCIAR O EVANGELHO COM ALEGRIA, PODER, AUTORIDADE, MANIFESTAÇÃO DE CURA, ETC) (AT 4:29-31).

4) UNÇÃO – FAZ SEPARAÇÃO, MARCA ESPIRITUAL QUE TRAZ CONSEQUÊNCIAS NO MUNDO FÍSICO (LC 24:49 – EF 1:13 – 4:30).

5) UNÇÃO – PODER DO ESPÍRITO SANTO CAPAZ DE DESTRUIR TODO TIPO DE AMARRA ESPIRITUAL, TRAZENDO LIBERDADE E PODER PARA QUEM RECEBE – (IS 10:27).

A UNÇÃO ESTÁ RELACIONADA AOS DONS ESPIRITUAIS (1 CO 12:1-11), OU SEJA, O DOM DO ESPÍRITO SANTO É CONSIDERADO UMA UNÇÃO DO ESPÍRITO, PORÉM NEM TODA UNÇÃO É DOM.

TODA PESSOA QUE RECEBE A CRISTO DEUS DERRAMA DA UNÇÃO DO ESPÍRITO, E ALÉM DA UNÇÃO RECEBE O PRÓPRIO ESPÍRITO SANTO (JO 1:12 – 1 CO 6:19).

A UNÇÃO SE MANIFESTA SENDO POUCA OU MUITO, DEPENDENDO DA BUSCA, DESEJO E CONSAGRAÇÃO DO CRENTE (LC 11:9-13), E TAMBÉM DA VONTADE SOBERANA DE DEUS (AT 9:15, 16 – FL 2:13).

DURANTE MUITOS ANOS A IGREJA SE ESQUECEU DO BATISMO DO ESPÍRITO SANTO (UNÇÃO), E DEPOIS DO REAVIVAMENTO COM O BATISMO DO ESPÍRITO A IGREJA ACREDITOU QUE ESTA SERIA A ÚNICA UNÇÃO DE DEUS, PORÉM A UNÇÃO É ILIMITADA E INFINITA, PORQUE DEUS É INFINITO E ILIMITADO. DEUS SEMPRE TERÁ UMA NOVA UNÇÃO AOS SEUS FILHOS (JO 4:14 – 7:37-39 – JL 2:28,29).

O SENHOR QUER DERRAMAR DA SUA UNÇÃO EM SUA VIDA ESPIRITUAL (FERVOR, FOGO) (MT 3:11 – MC 16:17, 18), NA SUA VIDA MINISTERIAL (1 CO 12:28 – RM 12:6-8), NA SUA VIDA PESSOAL (VITÓRIA) (LC 10:19).

(DISSE-LHE JESUS: NÃO TE HEI DITO QUE, SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS? -JOÃO 11: 40).

BASTA VOCÊ CRER!

ALELUIA, GLÓRIA A DEUS!

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: