Blog do Pr. Afrânio

O PASTOR "BOLA DE FOGO"

Seqüestrador mantém ex-namorada refém a quase três dias.

O homem que confia em seu semelhante é maldito !

EM QUEM CONFIAR?

Assim diz o senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor ! porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja a confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto as águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a suas folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.” Jeremias 17:5-8 O nosso texto apresenta-nos duas situações distintas: torna-se necessário a compreensão de ambas as situações, bem como as suas conseqüências para a vida do homem. O contexto mostra dois grupos de pessoas diferentes, o primeiro grupo confia na carne, confia no homem, já o segundo grupo confia em Deus, busca a liderança do Espírito Santo.
Ao examinarmos essas realidades verificaremos a supremacia dos que confiam no Senhor, procurando assim estar dentro da perfeita vontade de Deus. Bem como esperar Nele para a eternidade, estes são mais que bem aventurados, pois estão debaixo da promessa salvadora de Cristo, e são participantes da bem-aventurada esperança Tt.: 2:13. Conhecemos a triste realidade e destruição daqueles que confiam em homens ou em outro instrumento carnal qualquer, esta confiança os leva ao sofrimento eterno, preparado para o diabo e seus anjos, ou seja, o inferno Mt.:25:41. Estão debaixo da condenação eterna porque recusaram o Senhor Jesus como tudo Suficiente Salvador. Vejamos a primeira sentença nos versículos 5-6, “assim diz o Senhor: maldito o homem que confia no homem e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem! Antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável” como podemos perceber o homem que deposita a sua confiança em outro homem é maldito. Estando assim perdido e condenado ao castigo eterno, o inferno. O homem que faz do seu braço ou do braço alheio escada para chega ao céu, que confia nas obras, como ensina os religiosos, estar de fato condenado ao inferno eterno e de fogo. A Bíblia sagrada declara “assim diz o Senhor maldito”, Portanto meu caro leitor em quem você tem confiado? Em você mesmo, em outros homens, em preceitos religiosos, em filosofia, onde estar ancorada a sua confiança? Talvez esteja ancorada nas tradições religiosas tais como, o catolicismo, religião criada no quarto século por Constantino imperador de Roma. Ou o protestantismo que surgiu de uma divisão no catolicismo, operada pelo truculento Martinho Lutero, graças ao movimento político que deu origem na formação dos estados nacionais europeus no século dezesseis. Ou no pentecostalismo surgido na rua azuza, por um grupo de rebeldes contra a palavra de Deus e subversivos contra a igreja de Cristo, batista, local e visível. Ou no espiritismo massificado por Alam Kardek. Se a sua fé esta arraigada no abismo destas filosofias religiosas, você está perdido. A palavra de Deus diz a você “maldito”. Quero convidá-la a confiar no Senhor Deus todo poderoso e em seu Cristo, deixando de lado as soluções humanas, e recebendo a verdade, pois a rejeição do amor a verdade, faz com que continue repousando sobre o homem pecador uma sentença de morte, morar num lugar salgado impróprio para a habitação do homem, ou seja o inferno.
Quando confiamos em Cristo, deixamos para traz a condenação, e passamos a fazer parte do grupo de pessoas que estão retratadas nos versículos 7 e 8 que apresentam uma lição magnífica, retratando a situação daqueles que confiam em Deus. No primeiro contexto estudado encentramos a sentença de maldição, já no segundo contexto a palavra chave e bendito, ou seja bendito o homem que confia no senhor, cuja confiança é o senhor. Muitos têm embarcado no caminho que ao homem parece direito, confiando em homens, em príncipes, em poderes efêmeros e passageiros. No entanto o caminho seguro e o da confiança no Senhor, logo devemos sempre fazermos menção do nome do senhor. A Bíblia diz que é bendito o homem que confia no Senhor, “porque será como a árvore plantada junto as águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não recai quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto”. A confiança humana deve estar centrada em Deus. O grande problema do homem é o fato de rejeitar o verdadeiro Deus e auto-constituísse deus, vivendo assim como se fora um deus. E desta forma procuram viver por se e não por Deus. Portanto caro leitor olhe para o seu coração ele esta centrado em quem? Em você mesmo, em outros homens, na filosofia humanística, na religião, ou no criador de todas as coisas. Lembre-se que o homem é uma criatura de Deus que está separada de Deus por causa do pecado, logo há um vazio em sua vida, que só pode ser preenchido por seu criador, muitos tem procurado preencher este vazio com a pratica religiosa, colocando o humano no lugar do divino. Deixando o evangelho de lado e abrasando aquilo que não agrada ao Senhor. No entanto “os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”. Os que confiam no Senhor estão firmados para sempre, no tempo certo darão o seu fruto e no tempo em que ninguém espera dará o seu fruto, isto ocorre porque desfrutam dos cuidados do Senhor Deus todo Poderoso, que cuida de cada detalhe da vida dos que confiam em seu nome. Ao terminarmos estas linhas convidamos ao leitor a inclinar o seu coração para o Senhor enquanto é tempo, abra o teu coração, a tua mente, a tua vida, para o Senhor, recebendo a Cristo como o teu único e todo suficiente salvador, assim sendo estareis seguro para sempre.
Pr. Afrânio Medeiros

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: