Blog do Pr. Afrânio

O PASTOR "BOLA DE FOGO"

O HOMEM NO ESPELHO…

Você já experimentou a sensação de ser apanhado em falta? Em casa, no trabalho, no trânsito? O que mais importa é como você reage quando é apanhado em falta.

Jesus assombrou a todos quando disse que se cometemos um pecado cometemos todos os pecados. Ele estava traçando uma linha na areia: inocente de um lado, culpado de outro. Há alguma esperança para saltar para o lado de inocente?

No fim desta mensagem você poderá dizer: Se Deus perdoou o rei Davi, também me perdoará. Eis o homem no espelho.

Davi é o único homem na Bíblia que viveu de tal maneira que se chama “segundo o coração de Deus.” Isso não é dito de Abraão, de Isaque, de José, de Moisés, de Paulo, Isaías. Somente de Davi.

Todavia quando ele era um homem de meia idade, por volta dos 50 anos, teve um caso com uma mulher chamada Bate-Seba.
Em vez de enfrentar a situação e confessar o que havia feita, Davi tenta esconder pecado. Para além disso ele comete o terrível crime de assassinato, fazer morrer Urias, porque sua esposa estava grávida. Ele não conseguiu fazer com que Urias se deitasse com sua esposa para encobrir o adultério, pelo que planejou sua morte.

Através de 2 Sm. 12 você descobre que quase um ano se passara. Durante aquele período ninguém sabia. Ele havia cometido um perfeito crime. Mas achava que tudo estava bem. Ninguém dizia nada. Talvez até um teólogo pensasse que Deus havia passado por cima. É possível que desta vez Deus haja feito uma exceção. Afinal, Davi, tu és um homem segundo o meu coração e deste vez eu te darei passe livre.

As coisas, porém não são sempre como aparentam, porque no fim de 2 Sm 11 há uma pequena nota: Mas isto que Davi fez desagradou(era mau aos olhos de) a Yahweh.

Davi enganou todo mundo, mas não enganou a Deus.

Podemos olhar para Davi de vários ângulos: Davi como soldado, como pastor, como soberano, mas hoje olharemos para Davi como um pecador.

Não podemos ser muito duros com Davi, pois todos somos pecadores. Quantos apostariam que não há uma pessoa aqui que não haja cometido pelo menos um pecado nesta semana?
Todos pecamos. Podemos ter feito algo que não deveríamos fazer, ou não fizemos algo que deveríamos ter feito. Podemos ter dito algo que não deveríamos ter dito; ido a algum lugar que não deveríamos ter ido; ouvido algo que não deveríamos ter ouvido… Deus sabe disso. Mas a questão é que quando pecamos e Deus nos confronta, como respondemos?

Aqui está o ponto importante na vida de Davi. Quando se descobre que você é o homem no espelho, então?

O capítulo 12 de Samuel lida como Deus nos trata quando pecamos e como reagimos para com Deus quando nosso pecado é descoberto.

Davi nos ensina algumas coisas:

1. EU DEVO PESSOALMENTE RECONHECER O FATO DO MEU PECADO.

Este é o primeiro passo para nos endireitarmos com Deus.

2 Sm 12. Yahweh, pois, enviou Natã a Davi. Deus mesmo enviou Natã. Não foi idéia de Natã. Nada interessante para ele.

O texto diz “Então Yahweh, enviou Natã a Davi.”

Há uma grande diference entre Deus, você e eu. Todos estamos preocupados com o tempo. Quanto tempo durará esta pregação? A que horas o culto vai terminar? Deus não liga para o tempo. Ele está sempre interessado no kairós. Por isso a Bíblia diz “Então Yahweh, enviou Natã a Davi.”

Quando foi isso? Foi imediatamente após o adultério com Bate-Seba? Não!

Foi imediatamente após descobrir que ia ter um filho com a esposa de outro homem? Não!

Foi imediatamente após ter Urias assassinado? o assassinato? Não!

Foi imediatamente após o nascimento da criança? Não!

Quase um ano havia se passado, quando Deus diz: agora é o tempo.

“Então Yahweh, enviou Natã a Davi.”

Se você ler os Salmos 51 e 32 verificará que se refere a um tempo quando Davi nunca havia dito a Deus uma palavra sobre seu pecado.

Por um ano Deus ficou na sua sem dizer uma coisa.

Davi vivia miserável, consumido sob o peso da culpa e Deus deu um passo para trás por um ano inteiro. Davi vivia atormentado pela sua consciência, mas é como se Deus dissesse “nada direi no momento.”
A despeito da culpa Davi pensava quem sabe vou conseguir sair dessa! Talvez Deus vai deixar isso passar e nada de grave vai acontecer.

Se Davi houvesse lido Oséias 7:2 “Mas não consideram no seu coração que eu me lembro de toda a sua maldade. Agora os cercam as suas obras;diante da minha face estão.”

Natã conta uma história muito interessante. (2 Sm 12:1-4).

Quem é o homem rico da história? Davi.

Quem é o homem pobre? Urias.

Quem é a ovelha? Bate-Seba.

Vamos imaginar Davi sentado em seu magnificente trono, Natã contando essa história. Davi vai ficando na ponta do trono. Ele pensa ser uma história verídica. Quanto mais ele escuta mais zangado fica. A pressão sanguínea sobe; o coração bate mais acelerado; Seu senso de justiça se desperta. Fica vermelho, quente!

5 Então a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem; e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.

6 Pela cordeira restituirá o quádruplo, porque fez tal coisa, e não teve compaixão.

Davi sabe que Natã sabe que ele não vai deixar esse homem sem punição. Ele está tão zangado que diz “Natã, quero saber o nome desse homem, o endereço onde ele vive. Ele tem que ser julgado e condenado segundo a lei.

Natã prende Davi com 4 simples palavras. Ele olha para Davi e diz: “Tu és esse homem!” Davi, olha no espelho: Tu és esse homem.

Mesmo que não esteja escrito, garanto o que aconteceu: No momento em que Natã disse aquilo o sangue fugiu do rosto de Davi. Lágrimas rolaram sobre seu rosto. Seus lábios começaram a apertar. Suas mãos começaram a tremer. A vergonha desce como manto sobre ele. Seu pecado viera à luz.

É admirável como Davi foi tão veloz em ver-se a si e seu pecado em um homem imaginário, uma história imaginária. Como pôde ver a realidade do seu pecado e do que realmente havia acontecido.

Você sabe qual o pecado mais difícil de ser ver? O nosso!

Davi está consciente que a sentença contra ele já havia sido dada em suas próprias palavras: Foi tão rápido em ver o pecado na história.

Quando ele emitiu o juízo.

Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. Pela cordeira restituirá o quádruplo, porque fez tal coisa, e não teve compaixão

Davi era o homem no espelho.

Quando Natã contava aquela história, Davi pensava que estava olhando pela janela, mas na realidade estava olhando no espelho. Ele ouvia Natã julgando estar contemplando através da janela o pecado de outro homem, quando contemplava num espelho o seu próprio pecado, diante de um tribunal.

Davi não havia roubado uma ovelha.

Davi havia roubado a esposa de outro homem.

Davi não matara uma ovelha.

Davi matara um homem.

Quando Natã disse: Tu és esse homem! Davi descobriu: Eu sou o homem no espelho

EU DEVO PESSOALMENTE RECONHECER O FATO DO MEU PECADO

2. EU DEVO RESPONDER DE FORMA APROPRIADA À MALDADE DO MEU PECADO.

Não há para onde fugir. Davi é o homem!

7 Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! Assim diz o Yahweh Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul, 8 e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio; também te dei a casa de Israel e de Judá. E se isso fosse pouco, te acrescentaria outro tanto.

Deus está dizendo: Davi, estás vendo quão abominável, hediondo foi o teu pecado? Davi, por que tinhas que roubar a esposa de outro homem? Davi, tens 8 esposas. Tens 10 concubinas. Tens mais dinheiro do que um homem possa gastar em toda a sua vida. Levas uma vida de luxo. Tinhas tudo. Por que no mundo explodirias tudo com um pecado como este?

Você nunca tem que fazer o que é errado para conseguir o que é certo para você. E nunca tem que praticar o mal para conseguir o melhor para você.

Satanás gosta de um atalho. Ele sempre nos apresenta um atalho. Cada vez que você busca um atalho, comprometendo um princípio, vai cair em maus lençóis.

Davi teve de encarar quão mau era o seu pecado. Porque veja o que Deus disse para Davi: Davi, tu cometeste adultério e assassinato, mas teu pecado é muito pior do que isso. Ele queria dizer que quando você comete um pecado está fazendo mais do que simplesmente um ato de pecado. É mais profundo do que isso. Deus disse através de Natã três coisas que acontecem quando um pecado é cometido

(1)v. 9 Por que desprezaste a palavra de Yahweh, fazendo o mal diante de seus olhos? (2) v. 10. tu me desprezaste (3) v. 14. Deste lugar a que os inimigos de Yahweh blasfemem

Você sabe por que o pecado de Davi foi tão terrível, tão perverso, tão mau?
Não é somente porque pecou contra Bate-Seba. Não é somente porque pecou contra Urias. Não é somente porque pecou contra a nação. Não é somente porque pecou contra sua família. Não é somente porque pecou contra seus filhos. DAVI PECOU CONTRA DEUS.

v. 13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Yahweh.

Davi, por que você não disse isso a um ano atrás? Você pouparia tanta dor de cabeça, porque você não sabe o que lhe vai acontecer. Você não sabe o que está para acontecer com sua família. Você não sabe o que está para acontecer com o seu reino.

Davi era um grande pecador? Indubitavelmente.

Também ele foi um grande arrependido.

Veja sua atitute:

Ele não se desculpou. Ele não jogou a culpa em outra pessoa. Ele não reclama. Ele não diz, eu sofri rejeição na infância. Eu não recebia atenção em minha infância. Bem isso foi apenas nos meus sonhos. É uma doença sou viciado em sexo. Graças a Deus Davi não fez nada disso. Ele disse: “Deus, Tu estás certo.” Nenhuma desculpa, nenhum álibi. Nenhuma acusação a outra pessoa.

Ele não apenas admitiu o pecado

Ele não apenas confessou o pecado.

Ele se arrependeu do pecado.

Ele disse “nunca mais cometerei tal pecado.”

Quando ele fez isso Deus abriu suas chuvas.

Davi nos ensina também a parte dura

3. EU DEVO HUMILDEMENTE ACEITAR AS CONSEQUÊNCIAS DO MEU PACADO.

No VT o castigo para adultério era a morte. Se alguém assassinava a pena era morte. “Olho por olho, dente por dente, vida por vida.” Davi esperava a morte. Mas veja como Deus age:

v. 13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.

Davi merecia morrer? Sem dúvida. A lei dizia que semelhante pecado merecia a morte. Mas o que vemos é uma linda figura da graça de Deus.

Eu vou remover o teu pecado e não morrerás.

Tudo que Davi conhecia em toda a Sua vida era a graça de Deus.

Quando ele lutou contra Golias, venceu pela graça de Deus.

Quando enfrentou o urso e o leão foi poupado pela graça de Deus

Quando lutou contra o rei Saul, foi poupado pela graça de Deus.

Todos os dias da sua vida ele provou a graça de Deus.

Uma vez mais a graça veio. A culpa se foi. Mas o pesar estava na bem ali na esquina porque agora Davi tinha que ouvir as más notícias.

10 Agora, pois, a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. 11 Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres à luz deste sol. 14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, o filho que te nasceu certamente morrerá.

Volte a fita.

Davi estava no topo do terraço.

Bate – Seba lá embaixo tomando banho.

Davi, antes de se meter no que os teus desejos apelam, é melhor medir o custo.

Pensei que você disse que Deus perdoou! Sim, Ele o fez. Mas embora o perdão remova a culpa do pecado, nem sempre remove o pesar do pecado.

Existem conseqüências para o pecado. O perdão pode remover as conseqüências espirituais, mas não as conseqüências relacionais, ou as conseqüências sociais, ou as conseqüências físicas. Quando você peca Deus o perdoa. Mas você pode ainda perder seu casamento. Você ainda pode perder seu emprego. Você ainda pode perder seus filhos. Deus pode perdoá-lo, mas você ainda pode ter AIDS, ou doenças venéreas.

Pode parecer duro. Você pergunta: “Por que tem que ser assim?”

O pecado tem que ser punido por duas razões

1) Deus é um Deus santo. Se o pecado não for punido, Ele não é um Deus santo. Deus não tem escolha. Por causa do Seu caráter e da lei moral do universo o pecado tem de ser punido.

2) Deus usa as conseqüências do pecado para levar-nos de volta ao relacionamento que sempre tivemos com Ele e nos conservar ali.

Salmo 119:67 “Antes de ser afligido (antes de me punires pelo erro que cometi) andava errado, mas agora guardo a Tua palavra.”

Depois de tudo isso nunca mais se ouviu de Davi cometendo adultério.

Bate-Seba não teve de se preocupar com Davi caminhando no terraço.

Davi aprendeu sua lição. Aprenda a maior lição de sua vida

Leia outra vez o verso chave:

v. 13 Também Yahweh perdoou o teu pecado; não morrerás.

O Hebraico deste verso pode ser também traduzido por “Yahweh fez cair teu pecado sobre outro”

Foi exatamente isso que Deus fez em relação a todos nós, em Jesus Cristo.

Estou pregando a um grupo de pecadores. Todos aqui admitem pecar. Somos uma tropa de pecadores.

Quem aqui nunca disse uma mentira, levante a mão?

Quem aqui nunca pegou uma coisa que não lhe pertence? Um doce, um pedaço de bolo.

Aqui está uma tropa de ladrões.

Você sabe o que Deus fez com todos os nossos pecados? Colocou-os sobre Jesus Cristo.

Ouça isto:

Não importa o que você haja feito. Adultério? Davi certamente fez isso. Concebeu um filho fora da lei? Ele fez isso. Assassinou alguém? Ele fez isso também.

Deus depositou teu pecado sobre outro.

Diga Deus, eu pequei.

Deus dirá tirarei teu pecado e o colocarei sobre outro; não morrerás.

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “O HOMEM NO ESPELHO…

  1. eu queria conversar com o homen no espelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: