Blog do Pr. Afrânio

O PASTOR "BOLA DE FOGO"

Um Pastor pode entregar alguém a Satanás?

Imagem2 251“E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar” (1Tm 1.20).
A carta de Timóteo é considerada pastoral, então, ela trata em sua maioria, de assuntos referentes à igreja e a ministérios. E nelas que encontramos vários avisos sobre a são doutrina.

Timóteo era um jovem obreiro, Paulo estava preocupado com ele, pois era considerado como filho na fé (I Tm 1 v. 1-2) e por estar enfrentando diversos problemas na igreja de Éfeso, ele se preocupa em orientá-lo em diversos aspectos.

Um dos problemas enfrentados por ele é os falsos profetas que poderia estar tentando entrar no meio da igreja e levar os mais novos na fé para doutrinas que são consideradas heréticas.

I Timóteo 4 v.1-2
1 – Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,
2 – pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada,

Muitos deles ainda arraigados na lei, ensinando a santificação através do legalismo. Paulo cita dois homens que deveriam ser um problema para a igreja, Himeneu e Alexandre.

Não sabemos que tipo de heresias eles estavam envolvidos, mas pela palavra sabemos que Timóteo tinha que estar firme na fé como foi lhe ensinado deste pequeno.

No momento que Paulo cita estes dois homens, ele também alerta Timóteo para estar firme em sua fé.
 
I Timóteo 1v. 18-20
18 – Esta admoestação te dirijo, filho Timóteo, que segundo as profecias que houve acerca de ti, por elas pelejes a boa peleja,
19 – conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, naufragando no tocante à fé;
20 – e entre esses Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

Se estes dois homens foram considerados blasfemadores, certamente deveriam estar ligados a um ensinamento herético. A blasfêmia era considerada um problema grava nos tempos de Paulo, o afastamento era necessário.

O contexto das cartas nos sugere que eles estavam ligados a ensinamentos heréticos que poderiam desviar outros da fé.
Para alguns teólogos, entregar a satanás da uma idéia de que eles chegariam a cair na real e ver seus erros após estar longe do Corpo de Cristo. Esta atitude é como um procedimento de correção e punição.
A bíblia de Genebra explica este fato da seguinte forma: “Portanto, foram devolvidos ao mundo – domínio de Satanás (Jo 12.31; 14.30; 16.11; 2Co 4.4; Ef 2.2)”.
No mesmo sentido, a Bíblia de estudo Pentecostal considera: “Ser desligado da Igreja; por outro lado, deixa a vida da pessoa aberta aos ataques destrutivos e satânicos (Jó 2.6,7; 1Co 5.5; Ap 2.22)”.
Deus abençoe.

Navegação de Post Único

2 opiniões sobre “Um Pastor pode entregar alguém a Satanás?

  1. sandra sueli em disse:

    Aceito e concordo com a resposta.
    Deus abençoe.

  2. gilberto pinto de souza em disse:

    olha, concordo com isso pois eu nasci num berço evangélico e com 11 anos batizei na congregação cristã no brasil batizei por ter já recebido o dom do ESPIRITO SANTO em evidencia de novas línguas casei cedo aos 19 anos e infelizmente minha esposa foi infiel ao Senhor e a mim, não tive estrutura para suportar por muito tempo na igreja aguentei 1 ano firme mais fraquejei e conheci minha atual esposa no mundo, não por culpa dela mas por minha consciência me entreguei a bebida e foram se 15 longos anos longe da igreja do SENHOR eu não sei por que ele me tem guardado muitas e muitas vezes da morte, cai na mãos de satanás e cheguei ao fundo do poço e não acreditava mais na minha recuperação cristã mas resumindo isso ,um dia Deus me deu um tombo e me quebrou minha perna e me disse no meu coração assim “não te protejo mais”aquilo foi bastante claro pra mim, fui socorrido e passei por diversas situações no hospital com a qual meu pensamento não mudava a respeito de como iria me aproximar de DEUS dentro de uma igreja,mas fiz la um trato com o DEUS altíssimo, se ele me desse força para passar tudo aquilo voltaria para a igreja e iria ver o que a palavra falaria comigo, passei 20 horas de muita dor pós cirurgia quando estava para perder o juízo DEUS VEIO E ME TIROU AQUELA DOR horrível , fui congregar e DEUS falou comigo um pouco congregava só as quarta feiras no Brás,RESUMINDO BASTANTE quando mais ou menos 2 meses que estava congregando tive uma recaída na bebida e bebi muito fui num bar que era acostumado a ir e bebi muito que não sei como cheguei em casa, ainda andando de muleta isso foi numa sexta feira, no sábado de maanhã acordei muito mal físico e espiritual e falei com o SENHOR assim DEUS não consigo largar esse vício de bar e bebida e fui arrasado congregar numa igreja em guarulhos na hora da palavra DEUS falou assim ( entrou um irmão aqui que DEUS TE DIZ JA TE LIBERTEI DA MÃO DO diabo e te fiz promessas mas você voltou a fazer o que te falei a não fazer, o pregador deu um grito e disse ESTÚPIDO você não sabe que o diabo quer te destruir?.Depois dessa palavra nunca nais me embreaguei ja se fazem 3 anos e tenho certeza que vai ser assim até minha MORTE, ai me fortaleci e com mais 1 mês DEUS me devolveu a linguagem do seu bom ESPIRITO para maior confirmação que ele me perdoou e assim não paro mais de congregar e voltei a dar glória a DEUS A QUAL GOSTO MUITO DO AVIVAMENTO ESPIRITUAL conheci DEUS muito através de sua misericórdia e graça e hoje tenho certeza que tudo que cometi na minha ignorancia espiritual DEUS como esta escrito na sua palavra que não se lembrará mais e jogará no fundo do mar todas elas e porá uma veste nova e quererá obediência e novidade de vida em cristo uma verdadeira conversão tive que perder para achar, mas esse nao é o caminho pra que perder pra achar não é não imaginem quem ler isso achar que é facil cair nas mãos do inimigo.
    De valor cresça na graça de CRISTO JESUS não queira ser filho pródigo a qual tem muitos filhos que não acham mais o caminho de casa.
    A PAZ DE DEUS……….AMÉM

Deixe um comentário

