Blog do Pr. Afrânio

O PASTOR "BOLA DE FOGO"

Qual é a função de um Diácono?

usa-me3Você sente o chamado de Deus para o diaconato, gostaria de saber mais sobre esse “importante negócio” (Ver At6:2,3 edição Revista e corrigida), então esse post é pra você. A seguir um breve estudo sobre o diaconato.

Introdução
Se estudarmos profundamente os atos dos apóstolos constataremos que a diaconia não é outra coisa senão a prestação de um serviço incondicional e amoroso a Deus e à igreja a qual pertence. O diácono que não vive para servir a igreja do Senhor, não serve para viver como ministro de Cristo. Sem o serviço prestado a diaconia é impossível, incompleta e carnal.

Definição
A palavra diácono é originária do vocábulo Grego diákonos e significa, etimologicamente, ajudante, servidor. Já que o diácono é um servidor, pode ele também ser visto como um ministro; a essência do ministério cristão, é justamente o serviço.
A instituição do diaconatoO diaconato é o único ministério cristão que originou-se de um fato social: o socorro as viúvas helenistas (ver At 6:1-7), após a leitura percebemos que o crescimento da igreja, o descontentamento social, o comprometimento do ministério apostólico e a organização da igreja, foram algumas das razões que levaram os apóstolos a instituírem o diaconato.

Natureza do diaconato
O que é o diaconato? Um ofício? Ou um ministério? tendo em vista a análise das leituras propostas, podemos observar que o diaconato é tanto um ofício quanto um ministério. Um ofício porque sua função é claramente limitada: suprir as necessidades do santos; daí podemos afirmar que o ofício básico do diácono é a assistência social. Um ministério pois é uma função eclesiástica exercida por aqueles biblicamente ordenados. “E os apresentaram perante os apóstolos e estes orando, lhes impuseram as mãos” At 6:6.

As qualificações do diácono
As qualificações diaconais são os requisitos imprescindíveis que tornam o obreiro cristão apto a exercer esse ministério. Tais qualificações acham-se compreendidas em Atos 6:3 e na primeira epístola de Paulo a Timóteo 3:8-13 e são: Boa Reputação, Plenitude do Espírito Santo, sabedoria espiritual, honestidade, não de língua dobre, abstinência às bebidas alcoólicas, incorrupção e integridade, pura consciência na observância do ministério da fé, fidelidade conjugal, educação e governo dos filhos, e, por fim, o governo eficiente de sua casa.

Os deveres eclesiásticos do diáconos
O diácono é o auxiliar mais direto que dispõe o pastor, ou, pelo menos, deveria sê-lo. Diante disso deve o diácono estar sempre atento as necessidades de seu pastor. Jamais se permitirá que este venha a negligenciar o espiritual a fim de envolver-se com o material, isto porque, o material cabe ao diácono e, pelo lado espiritual consumir-se-á o pastor. Um problema muito grave recorrente nas igrejas, vem sendo observado com relação aos deveres diaconais, alguns diáconos tão absorvidos em pregar, acham-se tão entretidos em disputar os primeiros lugares, que acabam por se esquecer de seu pastor. Isso não quer dizer que o diácono deva privar-se do púlpito, se houver oportunidade aproveite-a, porém jamais se esquecendo todas as suas responsabilidades.
Cabe também ao diácono a perfeita identificação, a defesa dos pontos de vista, o conhecimento da história e cultura de sua igreja, o conhecimento da profissão de fé, bem como o conhecimento de sua doutrina.

Outras responsabilidades diaconais
Cabe também ao diácono, preparar e servir a santa ceia do Senhor, de acordo com os costumes praticados por sua igreja; praticar a filantropia: campanha de alimentos, agasalho, material escolher, campanhas de ajuda aos missionários, promoção de empregos, entre outras atividades correlatas; recolher as ofertas; trabalhar na portaria da igreja; evangelizar; entre outras tarefas que possam ser determinadas por seu pastor.

Ética diaconal
Além das qualificações que cada diácono deve observar em seu mister, todos precisam observar a ética diaconal.
A ética diaconal é a norma de conduta que o diácono deve observar no desempenho de seu ministério.
A ética diaconal procede principalmente da Bíblia (palavra do Senhor), dos regulamentos da igreja a qual exerce o diaconato e a consciência do próprio diácono.
Para que o diácono exerça seu ministério dentro da ética diaconal, este deve observar os seguintes pontos:
- O conhecimento pleno de seu ofício;
- A lealdade para com seu pastor e líder;
- Extremo cuidado quanto as críticas (de preferência não a faça), troque as críticas por orações ao anjo da igreja;
- Seja prudente quanto a visita ao lar, principalmente a pessoas do sexo oposto, quando ambos estiverem desacompanhados. Fuga da aparência do mal;
- Quanto ao dinheiro, se alguém quiser lhe entregar ofertas ou dízimo, peça gentilmente que o faça no gazofilácio ou na tesouraria da igreja;
- Seja Discreto, saiba controlar a lingua, caso presencie casos extremamente graves procure seu pastor;
- Exerce seu ministério no poder do Espírito Santo, você não precisa lembrar a ninguém que é diácono cuidado com as arbitrariedades e ameaças, as pessoas devem vê-lo como homem de Deus;
- Seja pontual, chegue antes de o culto começar e não se apresse em sair, seu pastor estará sempre a necessitar de sua ajuda;
- Seja obediente às ordens de seus líderes, não murmure nem resmungue, e lembre-se, obedecer é melhor do que sacrificar;
- Nunca se esqueça de exercer seu ministério com amor, pois assim você estará cumprindo a Lei, os profetas e todo o Novo Testamento. E será, em todas as coisas, bíblica e eticamente correto. Portanto não se esqueça da palavra de Deus.

Conclusão
Você pode exercer um diaconato irrepreensível, aja de acordo com a palavra de Deus, observe as normas de sua igreja, prime pela ética. Não deixe que nada macule seu ministério, não basta ser eficiente, é preciso que façamos tudo de acordo com a palavra de Deus.
Espero que o estudo seja proveito para ti meu irmão, minha irmã e que Deus te abençoe, em nome de Jesus amém.

Ajude a Assembléia de Deus Shalom a Realizar Missões no Piauí deposite qualquer quantia:

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 0699

Op: 013

Conta Poupança00072844-0

                                                                                         * Pastor:Afrânio Medeiros

ASSEMBLÉIA DE DEUS SHALOM (PIRIPIRI – PI)

E-mail:pastor.afranio@yahoo.com.br

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” Jo 15.12

Navegação de Post Único

70 comentários sobre “Qual é a função de um Diácono?

  1. joão Baptista da Rosa Machado em disse:

    Estou para começar um trabalho de implantação de igreja, deverei consagrar ao diaconato dois irmãos, que demonstram aptidão para o ministério. Consutei este estudo sobre o diaconato para orientá-los melhor. Obrigado pela disponibilidade deste material. Um abraço, Pr. João Baptista.

  2. willian pontes em disse:

    gostei do glog….
    dia 27 fui consagrado a diacono tenho apenas 17 anos..
    DEUS tem feito grandes coisa em minha vida…..
    parabens

  3. eraldo em disse:

    Gostei muito da abordagem do tema, foi muito esclarecedor as funções dos diaconos como a maneira que devem de portar.
    muito obrigado, que DEUS abençoe este ministério.

  4. oi apaz do senlho jesus cristo.sou menbro da igreja evangelica pentecostal jesus cristo salva.e estou sende ordenado ao diaconato.e quero parabeniza o pasto por ese estudor sobre os diacono.gostei muinto e estou disposto a esta relendo este estudo.o senlho reconpence ese ministerio cristão.em nome de jesus cristo.paz…

  5. Thâmila Eliza em disse:

    É elegante o diácono sevir água para todos os obreiros assentados no púlpito da igreja ou a água é somente servida ao mensageiro?

    • alvarenga em disse:

      apos a convicção do chamado para o diaconato este estudo veio enriquecer meu chamado
      Voces faz parte das minhas orações pra que DEUS continui usando voces cada vez mais

      que o SENHOR abençoi voces cada vez mais

    • claudio em disse:

      Exceto o mensageiro, seria melhor só quando solicitado.

      Claudio Nascimento.

    • Thiago Reis em disse:

      Ótimo estudo!!! Têm pessoas que acham que diaconato é lugar para ser servido, porém, diácono foi constituido para servir!!!!!!;

  6. Eduardo Bertuzzi em disse:

    Pr. Afranio
    A pas do senhor

    Vou passar este estudo aos meus diaconos, e muito bom e que o senhor Jesus continue dando-lhe essa sabedoria.

    Eduardo Bertuzzi
    Coordenador dos Diaconos
    Igreja Fortaleza em cristo – Guarulhos – sp

  7. A DOREI ESTE ESTUDO ESCLARECEU MINHAS DUVIDAS QUE DEUS ABENÇOE SEU MINIST.PR.AFRANIO

  8. márcia em disse:

    Pastor, A Paz do Senhor Jesus,sou uma diaconisa e quero muito exercer meu chamado, agradando a cada dia o Senhor Jesus, preciso de estudos sobre o diaconato, se o senhor tiver algum livro para me indicar ficarei grata. Obrigado e A Paz do Senhor Jesus Cristo

  9. Pastor Afranio, paz seja convosco, admirel sua
    explanação, quanto ao verdadeiro oficio dos servos do DEUS ALTISSÍMO, em exercer suas atividades ministerias como diacono, é relevante relatar que somente os escolhidos podem fazer tais obras citadas pelo amado pastor; enfatizando ainda que a carreira à qual
    abraçamos tem amior recompensa, como nos afirma o maravilhoso Espirito Santo no livro de apocalipse, sendo asiim tenho elevada estima por sua pessoa, seu conservo Nelson de Oliveira Filho. Paz do Senhor!

  10. Fui consagrado a DIÁCONO , e no mesmo dia fui pro computador e comecei fazer pesquisas, mais graçlas a DEUS consegui através deste. Muito esclarecedor e objetivo, está me ajudando muito no meu ministério. Amém e que DEUS te abençoe.

  11. SERVIR E SER OBDIENTE

  12. ALAN RODRIGUES em disse:

    PASTOR SEI QUE TENHO MUITO QUE APRENDER,MAS SEI QUE O INICIO ESTÁ AQUI NESSE TEXTO AQUAL ME ENRIQUECI MUITO DE CONHECIMENTOS.NÃO PARE DE FAZER ESSA OBRA MARAVILHOSA,FIQUEM NA PAZ.

  13. pastor amei esse estudo,sou diaconisa e meu marido diacono,pode ser consagrado a diaconisa alguem que ñ seje casada,esteje separada + procurando um marido? me responda se poder irei ficar muito grata…fk na paz

    • prafranio em disse:

      Nessas condições de uma mulher divorciada procurando marido sim minha irmã,mas no caso de uma irmã que esteja amaziada mesmo que esteja planejando casar,mas
      que ainda não tenha casado ainda aí neste caso não para se ter um cargo eclesiástico na casa do Senhor a irmã deve estar legalmente casada.Paz

  14. Airton Campanelli em disse:

    Ola meu estimado amigo tudo bom, sou católico, atuante e praticaste, estou estudando teologia popular e estou gostando muito e pensei em estudar teologia plena na faculdade, na igreja em q eu freqüento graças a DEUS tenho uma boa amizade, o pessoal ficou sabendo e falou para ser Diácono, pensei q era mas fácil mas é muito difícil ahahahah.
    Abraço
    A. Campanelli

  15. Ismael em disse:

    Pra ser diácono, necessariamente o cristão tem que ser bartizado com O Espírito Santo ?

  16. Luciano em disse:

    Senhor Pastor: recentemente fui separado ao diaconato e como não sabia bem a minha função, então fui procurar e encontrei este maravilhoso estudo, que Deus continue iluminando o senhor para fazer outros estudos semelhantes a este ou melhores. Que Deus abençoi.

  17. Sidney Góis em disse:

    a paz do Senhor Pr. Afânio, sou pastor na igreja casa de oração no RN, e pesquisando na net cheguei a esse blog, me alegrei pois o Senhor me permitiu que encontrasse uma fonte de vasta sabedoria neste estudo, estou copiando e levarei para igreja para fazer um estudo aos diaconos de lá, colocarei a fonte no rodapé da folha, sem mais agradeço ao Ministro por tamanha riquezas de conhecimento. que o Senhor seja contigo!

  18. Sidney Góis em disse:

    A proposito estarei passando em Piripiri no dia 05 de dezembro, em deslocamento para o maranhao, mande o enderço da Igreja e dentro do possivel passarei pra lhe parabenizer pessoalmente. a paz do Senhor

  19. Andréia em disse:

    Pr Afaranio
    Que o Senhor continui sendo usado grandemente por Deus. Gostei de seu estudo por que ele é breve e logico.Estarei passando a minha igreja.
    Paz do Senhor.

  20. anatalio em disse:

    fui consagrado a dicono resente e tinha duvidas fico felis pelo o estudo a sima que Deus continue lhe abensoando pastor fique com Deus

  21. alessandra em disse:

    a paz do senhor pastor sou diaconisa da casa do senhor e gostaria de saber mas sobre meu ministerio, como agir.enfim como fazer pra servir bem a minha igreja se souber de algum livro de estudo a respeito te agradeço obg.fique na paz.alessandra

  22. JAIRO CLECIO GOMES em disse:

    Fui convidado,hoje, para participar de uma reunião na casa do Pastro Ricardo Spínola, na qual tratará da escolha de diácono para Igreja Batista Central de Brasilia. Já havia lido na palavra de Deus pela manhã (Tiago) sobre o diaconato. Mas o assunto aqui tratado foi extremamente esclarecedor para mim. Vou chega na reunião mas esclarecido de como exercer o diaconato. Obrigado, que Deus lhe abençoe, pastor Afrânio. Amém !!!!!!!!!
    Jairo.

  23. que bom pastor pela obra santa que teens feito pelas alma sedentas DO estado piaui vou esta em sao raimundo nonato visitando algumas igrejas a inda este mes por volta do dia 20 meu ima. para contato r.nonato.silva@1965.com.br

  24. Helio G Soares em disse:

    Pastor AFRANIO obrigado , por esse ensinamento.
    estava presisando,fui consagrado a diacono dia,23/01/2012.

    • prafranio em disse:

      Amem meu querido continue visitando o Blog e comentando nos posts pois você estará concorrendo a 1 DVD meu de pregação

      o sorteio aontecerá em maio….Shalom

  25. hugo romano em disse:

    A Paz do Senhor Pastor,foi otimo essa esplanada sobre o diaconato,já exerço na minha igreja a mais de um ano sem mesmo ter sido separado para tal funçaõ,mas Glória a DEUS esse ano fui separado oficialmente pelo meu Pastor com a aprovaçaõ dos presbiteros e membros da igreja e hoje sou oficial da igreja,exerço esse Ministério com muito amor,pois é pra DEUS,aos meus colegas diacono e Diaconisa ame esse ministerio e abençõe a vida dos irmaõs é o Dom que DEUS ti deu,sirva a igreja a seu pastor e ganhe almas pra Jesus,e Deus acrescentara mais um diamante em sua Coroa.Amém

  26. Paz de Cristo Pastor,
    Estou no ministério do diaconato e buscando informações, para me aperfeiçoar encontrei esta explanação. Fiquei feliz e ao mesmo tempo agradecida pois está simples e objetivo.
    Sei que a nossa capacitação vem do nosso Deus, mas temos que ter a humildade de querer aprender em todo o tempo. Esclareceu algumas dúvidas que tinha e reforçou outras colocações.
    Que a Graça de Deus esteja sob sua vida e sua família.

  27. João batista da cruz sarmento em disse:

    perfeito e esclarecedor;estou sendo observado pelo ministério da igreja
    e através desse estudo tive mais uma confirmação do diaconato pois gosto de servir de fazer o que me for proposto.

    que Deus os abençõe rica e abundantemente.

    João batista da cruz sarmento.

  28. Pr Jose Amaro da silva em disse:

    Adorei esse estudo sobre Diaconos.

  29. Sergio Morgan da Fonseca em disse:

    Parabéns Pr. Afranio pela exposição pertinente aos diaconos que serão reconhecidos e ordenados,pois pretendo instruir e reconhecer pela segunda vês no meu ministério um grupo de homens ao diaconato. o senhor te abençoou com sabedoria e simplicidade estou sendo abençoado também, Pr. Sergio Morgan

  30. kelysmar trajano peixoto em disse:

    gostei muito me ajudou bastande a saber todas as funçoes do diacono.que o senhor jesus continue lhe dando essa saberdoria para voce escrever.amem que todos nos que lemos essa mensagem sejamos abençoado pelo nosso grande mestre.amem

  31. LUCIANO SANTOS em disse:

    é bastante esclarecedor o papel do diácono ,infelizmente muitos dos fiéis não os respeitam como Líderes e sim uma pessoa obrigada a fazer tais serviços que ás vezes não é da atribuição do Diácono. DEUS O ABENÇOE.

  32. darkia kenia cavalcante em disse:

    meu querido pastor obrigando por esta orientação me ajudou muito

  33. Informacao eu gostaria de sabe e proibido o diacono de participa das reuniao do ministerio sim ou nao apaz do senhor jesus e boa tarde

    • prafranio em disse:

      Não entendi a sua pergunta mas a participação ou não de um Diácono em reuniões de um Ministério cabe ao Pastor presidente do Ministério decidir!

  34. Willian Duarte em disse:

    Sou novo convertido,e fui levantado obreiro pelo meu pastor.Recebi de coração aberto.Também fui batizado pelo Espírito Santo e falei línguas estranhas.Foi tudo bem rápido e tento enxergar a dimensão dessas responsabilidades.

  35. Ícaro em disse:

    Que o Senhor nosso Deus te abençõe ricamente pelos estudos.

  36. Pr. Marcos Alcantara em disse:

    Graça e paz do Senhor Jesus! Quero agradecer por este estudo! Que o Deus de Israel continue lhe abençoando e dotando de sabedoria! É de grande valia !

  37. Salim Mileip Filho Diácono da Igreja Evanjalica Assembleia de Deus do Brasil em disse:

    graças e paz dp senhor jesus! este estudo para mim foi muito importante, pois tenho a respossabilidade de alguns irmaos que são diáconos, muitas de minhas duvidas foi sanadas. que Deus continui abensoando o Sr. Pr.

  38. Manaséis em disse:

    Ola Meus Amados Vim Da Uma Passadinha Aqui Nesse Site ,Para Sabe Mais Um Poquinho Sobre A Função De Um Diácono ,Pois Ontem Dia DIA 23/11/2012 Fui Separado Para Diaconato ,Para Gloria Do Senho E Salvado Jesus Cristo,Tenho 18 Anos ,Quero Que Os Irmãos Orem Por Mim ,Amém
    Nome Da Igreja Que Eu Congrego e ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÃO TORRE FORTE ATE MAIS QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

  39. Roberto Silveira Costa em disse:

    No dia 18(dezoito) de dezembro deste ano serei Diácono estou muito feliz pela instrução do Diáconado nesta máteria. sou da Igreja Assembleia de Deus Missão de Itajuipe-ba

  40. muinto obrigado pela orientaçâo. acabei de ser consagrado a diacono, adorei a orientaçâo, que DEUS te abençoe.

  41. João Marcos em disse:

    Gostei muito das orientações que lí.
    Estou como aspirante a Diácono na minha igreja e quero muito trabalhar para a obra de Deus.
    Muito obrigado e que Deus continue abençoando a sua vida.

  42. Marcelo Alves Jandt em disse:

    Paz do Senhor Pastor, como meus irmãos, também fui consagrado no último dia 31/12/12 ao Diáconado, foi de muito esclarecedor para eu, este estudo. Que Deus o abenções.

  43. jose fernando wulf da silva em disse:

    muito legal bem esclerecedor.

  44. Julio Andrade em disse:

    Óla Pastor …muito bom este estudo… gostei muito………Parabéns e muito obrigado…

  45. lucienne em disse:

    amei esse farto esclarecimento.quero me aprofundar em como ser umadiaconisa em totoal acordo com a ética e a vontade de deus.muito abrigada.deus o abençoe.

    • Ana Lúcia em disse:

      Olá Pastor Afrânio,

      Eu e meu marido fomos surpreendidos pelo pastor de nossa igreja, para sermos diáconos. Como ainda não fomos preparados por ele para exercer esse importante ministério, resolvi pesquisar sobre o assunto, e o que está escrito em seu blog irá nos ajudar a amadurecer muito sobre essa importante função.
      Agradeço muito, que Deus lhe abençõe.
      Ana Lúcia- Igreja Agua da Vida- Barreiros, São José

  46. Jeremias em disse:

    Jeremias em março 21 2013 as 9:34 disse:
    gostei muito do esclarecimento sobre o oficio do servidor do Senhor na sua ceara que é o diaconato,saiba que você foi usado por Deus querido pr.que o Senhor continui de usando e te aprovando no seu chamado.graça e paz!

    • Edmar Lira em disse:

      Durante toda a minha vida fui moldado para ser um vaso, para servir a Deus, e hoje fui chamado para exercer o diaconato, serei consagrado em 18/08 foi uma espera que valeu a pena,pois não há nada melhor do que servir a Deus, e as informações aqui encontradas foram de riquíssimo valor para mim, muito obrigado. A Paz do Senhor. Edmar

    • santina em disse:

      orem por mim

  47. sou menbro da igreija Quadrangular estou sentindo o chamado para ser diacomo mais estou me preparando para fazer um grande trabalho para o senhor Jesus

  48. Um estudo inspirado por Deus, que o Senhor continue derramando do seu Espirito sem medida…!!!

  49. Abimael em disse:

    A Paz do Senhor pastor,
    Hoje é o dia de consagração em nossa igreja para o diaconato e eu e minha esposa fomos escolhidos.
    Ela estava sem saber o significado real função de um diácono, e eu não estava sabendo como passar a ela, pois somos recém-nascidos no evangelho, mas após a leitura do texto acima ficou facil o entendimento.
    Grato

  50. Pr. Osvaldino da silveira em disse:

    Parabéns e que Deus vos abençoe.

    Pr. Osvaldino da Silveira
    Rio verde – GO

  51. Eliel em disse:

    Obrigado, Pastor!
    Que Deus lhe galardoe por este lindo e eficaz trabalho educativo.

  52. Oldaque Nunes de Santana Júnior em disse:

    Pastor ,a paz do Senhor!

    Conteúdo bastante esclarecedor Pastor,ajudou muito ,mas ainda tenho um duvida com relação ao auxiliar de púlpito ,quais as orientações que o amado Pastor tem a relatar com relação a esse assunto,sou auxiliar de púlpito ,mas exerço uma função de segundo pastor da Igreja aonde congrego (AD missões),devido a falta de cooperadores a direção mim deu carta branca para exercer tal função ,gostaria de uma orientação,que o Senhor continue te abençoando!!

    Oldaque Júnior

  53. angela conceicao dos santos em disse:

    E interesante saber mais sobre diacomo
    Tanto que exerco na igreja
    Obrigado.
    Boa noite

  54. Rogo ao nosso Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que continue te abençoando e dando-te sabedoria e pondo palavras sábias em vossa boca para falar com intrepidez a palavra Santa e bendita do Senhor! Amei vosso estudo e dou graças a Deus em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que vos deu de beber do seu Espírito!

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

